VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA BÍBLICA

Conferencistas internacionais já confirmados

Os dois conferencistas internacionais convidados para o nosso próximo VIII Congresso Internacional de Pesquisa Bíblica (27 a 30 de Agosto de 2018 – PUC-Paraná, Curitiba), promoção da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB) estão confirmados e agendados.

Agora, chegou o momento de buscarmos a publicação de, ao menos, uma das mais significativas obras desses autores aqui em nosso país.

Enquanto isso, conheçamos um pouco mais sobre quem estará em Curitiba (PR) abordando os mais atuais e significativos temas sobre Paulo e a Teologia Paulina.

PROGRAMAÇÃO

Temas das Conferências Internacionais

John M. G. Barclay: “A Salvação e a Graça na Teologia Paulina Atual”, temática a ser abordada em duas conferências.

Carlos Gil Arbiol: desenvolverá dois assuntos:

  • Como ler Paulo hoje?: as principais perspectivas dos estudos paulinos na atualidade – contribuições mais significativas e importantes, posicionamentos válidos e outros mais problemáticos, por onde caminhar nos estudos paulinos?
  • O homem-Paulo e o seu contexto: quem foi Paulo, de fato? Podemos chamá-lo de “fundador do cristianismo”? Qual foi, na verdade, sua contribuição para o cristianismo nascente? Para quem ele dirigiu suas cartas? Qual foi sua relação com o Império Romano e a sociedade de seu tempo?





CONFERENCISTAS

John M. G. Barclay

(nascido em 1958), Lightfoot Professor of Divinity, Department of Theology and Religion, Durham University (Reino Unido). Ele é, na atualidade, um dos principais pesquisadores nas questões centrais da Teologia Paulina.

Eis sua autobiografia que consta do site dessa universidade britânica:


«Após estudos de graduação em Clássicos e Teologia (em Queens’, Cambridge), fiz meu Doutorado (em Gálatas) em Cambridge, antes de me tornar Professor Assistente (Lecturer), sendo posteriormente, Professor Associado (Senior Lecturer) e depois Professor Titular (Professor) da Universidade de Glasgow (1984-2003). Estou em Durham comoLightfoot Professorof Divinity desde 2003, sinto prazer em fazer parte de uma equipe de estudiosos muito forte no Novo Testamento e judaísmo primitivo e uma comunidade de pesquisa animada de estudantes de pós-graduação. Durante meus anos de Glasgow, trabalhei com História Social do Cristianismo Primitivo (especialmente nas igrejas paulinas), pesquisei e publiquei sobre judeus na diáspora mediterrânea (1996). A partir disso, mudei para uma tradução e comentário sobre um dos textos mais interessantes de Josefo, sua defesa do judaísmo chamado Contra Apião (2007), que me envolveu no estudo do judaísmo no mundo romano e alguns elementos da teoria pós-colonial.


Eu juntei uma coleção de ensaios sobre os Cristãos Paulinos e Judaísmo da Diáspora em uma obra intitulada Pauline Churches and Diaspora Jews [Igrejas Paulinas e Judeus da Diáspora] (Tübingen: Mohr Siebeck, 2011), que foi publicado em brochura em 2016 pela editora norte-americana Eerdmans. Isso inclui algumas peças até então inacessíveis e algumas novas, incluindo uma versão revisada da minha resposta a N.T. Wright sobre Paulo e o Império Romano (“Why the Roman empire was insignificant to Paul”, trad.: “Porque o império romano foi insignificante para Paulo”).


Meu livro mais recente é um estudo de teologia paulina na perspectiva de sua teologia da graça, chamada Paul and the Gift [Paulo e o Dom] (Grand Rapids: Eerdmans, 2015). Se lemos a teologia da graça de Paulo à luz das antigas noções de dom, acredito que podemos entender de uma maneira nova sua relação com o judaísmo, sua teologia do evento de Cristo e sua ética de generosidade recíproca. Paul and the Gift exploram o significado teológico e social da incongruência da graça na formação de comunidades inovadoras, indo além de Sanders e a antítese atual entre perspectivas antigas e novas sobre Paulo. Este livro, focado em dom/graça divina, é o primeiro de uma série de duas partes. O segundo será sobre odom e a reciprocidade humanos e a construção da comunidade nas cartas de Paulo, no contexto da reciprocidade social na antiguidade e como um desafio para algumas noções (na minha opinião, problemáticas) de “altruísmo” que se enraizaram no moderno mundo.


Nos níveis de graduação e mestrado ensino uma série de tópicos de Novo Testamento e Cristianismo Primitivo: narrativas da paixão nos evangelhos, teologia paulina, formação social da igreja primitiva e (no nível de mestrado) a história da interpretação de Paulo (desde o início para hoje).


Eu tive uma longa história de supervisão de pós-graduação (MA e Phd – trad.: Mestrado e Doutorado) de estudantes, conduzindo 41 estudantes de doutorado até a conclusão bem sucedida. Eu atualmente supervisiono estudantes de doutorado em uma variedade de tópicos, incluindo: 

* problemas hermenêuticos na resposta das mulheres a Efésios 5,21-31;

* Paulo, glória e poder; 

* O uso das emoções em 1 Pedro; 

* Paulo e a inculcação de um regime emocional;

* O uso de Gênesis e Isaías em Gálatas 4;

* Vida e morte em Gálatas;

* 4 Macabeus e 4 Esdras; 

* Pseudo-Philo e Romanos 9-11; 

* Sensibilidade às visões dos outsiders no corpus paulino; 

* O significado da fé em Paulo.


Estou aberto à supervisão da pesquisa em uma variedade de campos relacionados ao Novo Testamento e ao judaísmo primitivo e agrada-me responder a perguntas de e-mail em qualquer etapa de interesse ou aplicação. Na maioria dos anos eu também estou presente na reunião anual da Society of Biblical Literature (SBL) e agrada-me encontrar-me por lá com possíveis alunos.


Fora do estudo, gosto da minha família, do ciclismo, da música e assistir rugby. Tendo passado dois períodos sabáticos na Nova Zelândia (Universidade de Otago, Dunedin), também sou fã dos All Blacks [seleção neozelandesa de rugby]!».

Fonte:https://www.dur.ac.uk/theology.religion/staff/profile/?id=2008, neste link é possível ter acesso à bibliografia completa deste conferencista.

Em conversa através de e-mail, John Barclay admitiu que a principal obra que já escreveu até hoje é aquela que foi publicada em setembro de 2015 sob o título: Paul and the Gift. Ela possui 672 páginas e dedica-se a esmiuçar e aprofundar aquilo que seja Dom, Graça e Salvação em Paulo.

A obra pode ser visualizada no site da própria editora Wm. B. Eerdmans Publishing Company:http://www.eerdmans.com/Products/6889/paul-and-the-gift.aspx. É possível acessar o índice dessa obra e algumas páginas de seu conteúdo neste site:https://www.amazon.com/Paul-Gift-John-M-Barclay-ebook/dp/B018XZAGJS/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1501596285&sr=1-1&keywords=Paul+and+the+Gift.

John Barclay disse-nos que está preparando uma versão simplificada desta obra, destinada mais a estudantes. No entanto, não há uma precisão exata de sua publicação. 

Como se trata de um empreendimento que envolve a tradução do inglês, uma boa revisão exegético-teológica, por tratar-se e obra especializada e não ser pequena, estamos em busca de duas editoras que poderiam publicar essa obra e, inclusive, auxiliar nas despesas para a vinda do autor no próximo ano.


Carlos Gil Arbiol

(nasceu em Tudela, Navarra, 1970): realizou seu mestrado em Teologia Bíblica na Universidade de Deusto, na Espanha (1995-1997). Completou os estudos de Doutorado em Jerusalém (1997-1998) e na Universidade de St. Andrews, Escócia (1999-2000) e defendeu a tese doutoral em Teologia Bíblica na Universidade de Deusto (2001) com o título “La autoestigmatización en el movimiento de Jesús. Ensayo de exégesis socio-científica” (A autoestigmatização no movimento de Jesus: ensaio de exegese sócio-científica). 


Atualmente é Professor Titular de Novo Testamento na Faculdade de Teologia da Universidade de Deusto, Espanha. Ele é também professor da Escuela Superior de Estudios Franciscanos (Escola Superior de Estudos Franciscanos) de Madri. Foi membro do Conselho Diretor da Asociación Bíblica Española (2001-2007) e é membro da Society of Biblical Literature desde 2001. Dirige a coleção de livros intitulada “Qué se sabe de...” da Editorial Verbo Divino (Estella, Navarra).


É membro do Comitê Científico da revista teológica Scriptorium Victoriense (Vitoria), bem como, do Conselho Assessor da revista Estudios Franciscanos (Barcelona) e do Conselho de Redação europeu de Annali di Storia dell’Esegesi (Bolonha, Itália). 

Fonte:http://origenesdelcristianismo.com/index.php/2013-01-31-12-25-41/2013-01-31-12-26-45.

Aprodução bibliográfica deste conferencista pode ser conferida acessando esta página na internet: https://deusto.academia.edu/carlosgilarbiol.


DATA E HORÁRIO

27 a 30 de agosto de 2018

LOCAL

PUC-Paraná