Mês da Bíblia 2018: Para que n'Ele nossos povos tenham vida - Livro da Sabedoria

O objetivo deste livro é oferecer um subsídio para os círculos bíblicos e grupos de reflexão, proporcionando-lhes um encontro pessoal e comunitário com a Palavra, a partir do estudo orante do livro da Sabedoria.

O fascículo contém quatro encontros e uma celebração final. Cada encontro é precedido por um texto de reflexão sobre o tema bíblico a ser discutido, partilhado e rezado pelo grupo.

O primeiro encontro nos convida a "conhecer" a Sabedoria bíblica sob o prisma: "As faces da Sabedoria: reflexos da bondade de Deus". O desafio de cuidar com zelo do universo criado por Deus requer humildade, numa atitude orante. É nessa dinâmica que se coloca o segundo encontro, com o tema "Sabedoria na criação: uma revelação divina". Para o terceiro encontro, "A sabedoria orienta a história: caminhos de libertação", retoma-se a experiência do êxodo vivida pelo povo, por volta de 1300 a.E.C. Ele descreve a presença de Deus na caminhada do povo pelo deserto. O quarto encontro, "Sábias escolhas: não à idolatria", traz as consequências desastrosas para quem a pratica: é princípio, causa e fim de todo mal, eles divertem-se até o delírio, profetizam mentiras, vivem a injustiça, perjuram com facilidade, pensam mal de Deus, inclinam-se para os ídolos, desprezam a santidade, o castigo persegue sempre a transgressão dos injustos (Sb 14,27-31).

Em cada encontro, há um momento de oração para falar com Deus sobre a realidade refletida. Contudo, ao final dos quatros encontros, segue uma celebração conclusiva, uma espécie de síntese de todos os encontros, iluminada pelo texto do início do livro da Sabedoria 1,1-7: "A Sabedoria é um espírito amigo do ser humano", lema deste Mês da Bíblia. Essa celebração pode ser realizada em grupo ou com todos da paróquia ou das redes de comunidades, como expressão de unidade, participação e partilha.

ONDE COMPRAR


Paulinas
Serviço de Animação Bíblica - SAB
978-85-356-4372-5
13,5 x 20,0
64
1
2018