Paulo na origem do cristianismo

Esta obra apresenta a figura e a atuação de Paulo nas origens do cristianismo. Paulo de Tarso é uma das figuras mais contraditórias, influentes e arredias da história da humanidade, e uma das mais incompreendidas. Ele teve papel insubstituível na origem do cristianismo, mas foi interpretado frequentemente como um espelho dos preconceitos e desejos de seus intérpretes, que o apresentaram, às vezes, como fundador do cristianismo ou como traidor do judaísmo; outras vezes, como revolucionário romano; outras vezes ainda como grande pensador, filósofo ou teólogo; e outras mais, como um misógino digno de ostracismo. A maioria dessas imagens se apoia em algum dado histórico, mas também deixa transparecer pressupostos que apenas permitem ver a complexidade e a riqueza, a genialidade e a limitação, o êxito e o fracasso de alguém que sonhou um mundo novo em um tempo difícil.

Este livro pretende oferecer uma leitura historicamente plausível e teologicamente coerente da contribuição de Paulo para o surgimento do cristianismo, e da transformação de seu legado após sua morte.

O autor, Carlos Gil Arbiol, estará presente no Brasil e fará palestra no VIII Congresso Internacional de Pesquisa Bíblica, de 27-30 de agosto de 2018, a realizar-se na PUC-Paraná, Curitiba.

ONDE COMPRAR


Paulinas
Carlos Gil Arbiol
9788535643985
15,5 x 23,0
218
2018