Subsídio do Mês da Bíblia 2019

O subsídio do Mês da Bíblia, elaborado pelo grupo Shemah, do Serviço de Animação Bíblica-Paulinas (SAB), objetiva oferecer um roteiro de círculos bíblicos para os grupos de reflexão e para as diferentes pastorais, movimentos, comunidades, proporcionando-lhes um encontro pessoal e comunitário com a Palavra, por meio do aprofundamento da Primeira Carta de João. O fascículo contém quatro encontros, uma celebração final e uma maratona bíblica. Cada encontro é precedido por um texto para aprofundar o tema que será discutido, partilhado e rezado pelo grupo.

O primeiro encontro aprofunda 1Jo 1,1-10, quando o autor testemunha sua experiência com a Palavra da Vida e exorta sobre a necessidade de comunicá-la (1,1-4). Após esse testemunho, somos interpelados pela profissão de fé de que “Deus é Luz e n’Ele não há trevas”. Diante dessa revelação, somos também exortados a trilhar esse caminho de Luz e ser também luz na vida dos nossos irmãos.

Jesus, como oferenda de expiação, o mandamento novo e o permanecer em comunhão com Deus e com o outro são temas abordados no segundo encontro, por meio de 1Jo 2,1-14.

No terceiro encontro, o grupo é convidado a refletir sobre quem são os chamados de anticristos em 1Jo 2,15–3,10.

O último encontro aborda o significado do acreditar que Jesus é Messias e Filho de Deus e convida o grupo a tomar consciência das consequências ética do batismo (1Jo 5,1-21).

Para a celebração final, foi elaborado um texto de aprofundamento, que é 1Jo 4,7-21, por conter o lema escolhido para esse mês da Bíblia de 2019. Foi criada também uma maratona bíblica, que poderá ser realizada nos grupos, nas paróquias, pastorais ou movimentos.

                Você também poderá se aprofundar na Primeira Carta de João por meio das “Dicas Bíblicas”, acessando o site: https://paulinascursos.com/sab/.

ONDE COMPRAR


SAB/Paulinas
Ir. Zuleica Silvano