Imprimir

Nota de pesar pelo falecimento de Ney Brasil Pereira

Publicado em Notícias

Pe. Ney Brasil

Queridos amigos & amigas da ABIB,

É com pesar e tristeza que comunicamos a todos a passagem para a eternidade de nosso querido colega, amigoe membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB) o padre Ney Brasil Pereira, da arquidiocese de Florianópolis, Santa Catarina.

Este é o início da nota que a Arquidiocese divulgou na manhã de hoje:

A Arquidiocese de Florianópolis comunica com pesar o falecimento do Pe. Ney Brasil Pereira, ocorrido às 08h27 desta quarta-feira, 04, no Hospital de Caridade. Pe.  Ney entregou sua vida a Deus, depois de a ter ofertado à tantos irmãos e irmãs neste mundo. 

Pe. Ney foi velado na Catedral Metropolitana de Florianópolis, e sepultado após Missa de Corpo presente, no Cemitério Jardim da Paz, na mesma cidade.

Um pouco sobre a sua vida e trajetória:

 

O padre da Arquidiocese, Ney Brasil Pereira, nasceu no dia 04 de dezembro de 1930, em São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina, sendo batizado no dia 25 de dezembro de 1931, na Matriz da Paróquia daquela cidade, pelo Frei João Reinert, OFM.

Dos seis filhos de Antonio Pedro Pereira e Maria Tavares Silveira Pereira, Pe. Ney foi o quarto, sendo crismado aos cinco anos de idade, por Dom Pio Freitas, também em São Francisco do Sul. Mudou-se para a capital aos oito anos de idade.

Ainda na adolescência, Pe. Ney se tornou fluente em latim, grego e francês. Foi durante o colegial – que hoje equivale ao ensino médio – que o padre aprendeu esses idiomas e recebeu noções de inglês, italiano e alemão, já no seminário.

É considerado um exegeta, pelo domínio da interpretação minuciosa da Bíblia. Padre Ney é o único brasileiro na Pontifícia Comissão Bíblica, um grupo de 20 especialistas do mundo que se dedica ao estudo da Bíblia. A nomeação para a Comissão ocorreu em 2001. Ele pesquisou o tema “Bíblia e Moral”, proposto pelo então cardeal Josepf Ratzinger – hoje Papa emérito Bento XVI.

A partir do Concílio Vaticano II, em 1965, esta Comissão foi reformulada e desde a década de 70 é formada por um grupo de 20 especialistas em Bíblia de todo o mundo, que se reúne uma vez ao ano, no Vaticano (por cinco dias, na segunda semana após a Páscoa). O grupo se dedica a estudar algum tema proposto pela Congregação para a Doutrina da Fé.

Fez o mestrado em Teologia em Roma. No início dos anos 60, conseguiu uma bolsa para estudar música nos Estados Unidos. Dez anos mais tarde fez mestrado em Exegese, em Roma, e em 1973 retornou para Florianópolis.

O padre da Arquidiocese de Florianópolis traduziu os seguintes livros da Bíblia: 1º e 2º Macabeus, Daniel, Baruc e Atos dos Apóstolos.

Para mais informações e detalhes de sua vida dedicada às Sagradas Escrituras e à música, cliquem aqui:http://arquifln.org.br/noticias/nota-de-falecimento-pe-ney-brasil-pereira/.

Ainda no finalzinho de agosto e início de setembro de 2016 pudemos desfrutar da presença amiga e atenta de Pe. Ney no VII Congresso Internacional da ABIB, em São Bernardo do Campo, SP.

Deixará saudades e um grande vazio no campo dos estudos bíblicos em nosso País!

Oremos por ele e pelos seus familiares.