Imprimir

Membros da ABIB participam do congresso da SBL em Buenos Aires

Publicado em Notícias

abib

Da esq. para dir: José Ademar, Leonardo Agostini, José Adriano, Telmo Figueiredo, Marcos Bailão, Paulo Proença, Eliz Soares, Paulo Nogueira, Marcelo Carneiro e Valtair Miranda. Além desses, muitos outros brasileiros estavam presentes.

A SBL (Society of Biblical Literature) realizou na semana de 20 a 24 de julho seu congresso internacional na cidade de Buenos Aires, Argentina. Pela proximidade com o Brasil, foi a oportunidade apropriada para muitos associados e associadas da ABIB participarem do evento, alguns pela primeira vez.

A SBL é uma sociedade criada no séc. XIX que reúne pesquisadores e pesquisadoras do mundo todo, de diferentes vertentes e pesquisas. Ela tem procurado aumentar a participação de pessoas dos países em desenvolvimento, como o Brasil, a fim de aumentar a pluralidade de suas pesquisas. O congresso representa o momento em que todos podem apresentar comunicações (papers) e participar de sessões temáticas. 

Do grupo brasileiro, destacamos:

  • a mesa "Biblical Research in Brazil" (Pesquisa Bíblica no Brasil) formada por Cassio Murilo, Leonardo Agostini e Telmo Figueiredo;
  • a mesa do grupo pesquisa Oracula da Universidade Metodista, com Paulo Nogueira, Marcelo Carneiro, José Adriano e Valtair Miranda, com reação de Ruben Dupertuis, da Trinity University.
  • Carneiro teve ainda a oportunidade de apresentar um panorama sobre a pesquisa bíblica brasileira na sessão Biblical Theology Section;
  • e outros brasileiros - alguns membros da ABIB - participaram ativamente com papers. 

Em contato com o diretor executivo, John Kutsko, fomos informados que a SBL deseja realizar um congresso internacional no Brasil, até 2021. A ABIB se colocou à disposição para auxiliar no planejamento desse congresso. Além disso, a diretoria presente fez contato com as associações de biblistas da Argentina e Chile para promover a visibilidade entre esses grupos de seus trabalhos, inclusive com mesas dirigidas por eles no congresso da ABIB de 2016.

O congresso da SBL aconteceu nas dependências da UCA - Universidade Católica da Argentina (que no Brasil seria o equivalente à PUC), com excelente infraestrutura, atendendo aos mais de mil participantes do evento. O desafio para o congresso no Brasil será ter uma estrutura à altura das necessidades desse congresso.