Imprimir

Seminário da ABIB-SP com o arqueólogo Israel Finkelstein

Publicado em Notícias

VEJA COMO FOI O EVENTO NA UMESP (ATUALIZADO)

abib-sp

A semana dos dias 7 a 10 de outubro foi bastante especial para o estudo bíblico em São Paulo, pois, tivemos a presença do mais renomado arqueólogo do mundo da Bíblia na atualidade: Israel Finkelstein. Professor do Departamento de Arqueologia e Civilizações do Antigo Oriente Próximo da Universidade de Tel Aviv e diretor da expedição Meguido, Israel Finkelstein teve uma agenda cheia na UMESP: realizou duas conferências e dois seminários. No dia 7 e 8 participou da Semana de Estudos da Religião do curso de Ciências da Religião, com as conferências: “A Arqueologia da Jerusalém Bíblica: 1000-700 AEC” e “Bíblia e Arqueologia ou Arqueologia e Bíblia?”. No dia 9, Finkelstein participou do seminário do grupo de pesquisa “Arqueologia do Antigo Oriente Próximo”, com o tema: “Israel Norte”, e no dia 10, do seminário organizado pela ABIB-SP na FATEO, com o tema: “A Monarquia Unida”. 

Israel respondendo

Israel Finkelstein respondendo aos questionamentos da mesa.

O seminário realizado pela ABIB-SP foi preparado com bastante antecedência e teve a participação de um grande número de pessoas. Além de Finkelstein, a mesa teve a presença dos doutorandos Élcio Mendonça (UMESP), Josué Berlesi (EST) e do professor Valmor da Silva (PUC- Goiás), que reagiram à conferência do arqueólogo, proporcionando um debate de alto nível.

israel 2

Participantes do seminário

Foi um grande momento para a comunidade acadêmica tomar conhecimento do que está sendo escavado nas terras da Bíblia e da implicação das novas descobertas arqueológicas para a compreensão da história dos povos da Bíblia. Novidades essas que irão reger os estudos bíblicos nos próximos anos. Na oportunidade também foi feito o lançamento do mais recente livro de Israel Finkelstein “O Reino Esquecido”, traduzido por Silas Klein e Élcio Mendonça e publicado pela editora Paulus.

Da esq. para a dir.:Israel Finkelstein, José Ademar (conselheiro regional), Carlos Guilherme Magajewski (tradutor), Suely Xavier (conselheira regional), Élcio Mendonça (painelista), Marcelo Carneiro (presidente da ABIB) e Tércio Siqueira (representante FATEO).

Informou José Ademar Kaefer