DABAR abre inscrições para turma 2020-2021

20 de dezembro de 2019

Estão abertas as inscrições para mais uma turma do DABAR - Curso de Especialização em Assessoria Bíblica na Perspectiva da Leitura Popular da Bíblia. Em parceria entre o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) e o Programa de Pós-Graduação em Teologia da EST, o curso se inicia em 20 de julho de 2020.


Informações

Assessores e Assessoras: 

Frei Carlos Mesters; Nancy Cardoso Pereira; Verner Hoefelmann; Lilian Conceição; Tea Frigério; Marie Krahn; Flavio Schmitt; Luiz Dietrich; Alessandro Gallazzi; Mercedes Lopes; Silvia Maria Souza; Iuri Andreas; Ildo Bohn Gass, e outros/as.

E-mails para inscrição: 

dabarix@cebi.org.br 

formacao@cebi.org.br 

Tels.: 

(51) 2111-1400 (EST) 

(51) 3568-2560 (CEBI)


Sobre o Dabar

Histórico

O Curso de Especialização em Assessoria Bíblica é uma parceria realizada entre o Centro de Estudos Bíblicos e as Faculdades EST. Ao todo, já são 16 anos de curso, ministrados em oito edições. São mais de 240 pessoas formadas que puderam qualificar seu trabalho de leitura sociotransformadora da Vida e da Bíblia, além de contribuir em outras regiões do Brasil, da África, da Europa e em demais países irmãos da América Latina. Nossos alunos e alunas são diversos/as, vindos/as de todas as regiões do país, e também de outros países.

Proposta do Dabar

O CEBI promove uma formação bíblico-popular para agentes de pastoral das comunidades cristãs, para lideranças de diferentes práticas do campo religioso. Uma formação integrando saberes e tendo como eixo fundamental a Leitura Popular da Bíblia. Ao longo de sua caminhada através de seus trabalhos na área da formação de diferentes atores sociais, o CEBI percebeu a existência de um grande número de pessoas que, tendo passado pelas diversas etapas formativas, gostariam de uma proposta de aprofundamento da metodologia e da Bíblia em vista do serviço e assessoria. Num convênio com a Faculdades EST, oferecemos este curso visando aprofundar as hermenêuticas e aproximações para conhecimento da história e da literatura a iluminar e dialogar com a construção de uma análise da realidade a provocar transformação e libertação.

Objetivos

  • Oferecer uma formação acadêmica e popular para pessoas inseridas em suas práticas religiosas e movimentos sociais.
  • Capacitar metodológica e pedagogicamente pessoas que estão na caminhada da Leitura Popular da Bíblia.
  • Formar agentes para assessorar grupos de base, escolas bíblicas, encontros de formação e outras propostas dentro da Leitura Popular e Libertária da Bíblia.
  • Estimular a produção de subsídios que animem as lutas populares e que fortaleçam a espiritualidade no cuidado e na promoção da vida.

Fonte: cebi.org.br.