Lançamento: Tetragrama, Teônimos e Nomina Sacra

17 de novembro de 2018

A obra Tetragrama, Teônimos e Nomina Sacra: Os nomes de Deus na Bíblia de Edson Faria de Francisco, associado da ABIB, acaba de ser publicada pela editora Kapenke. Trata-se de uma importante obra para os/as pesquisadores/as bíblicos. Veja os detalhes desta obra, conforme relatado pelo autor:


No livro Tetragrama, Teônimos e Nomina Sacra: Os Nomes de Deus na Bíblia, de Edson de Faria Francisco (Santo André: Kapenke, 2018, p. XLVIII + 240), o leitor encontrará muitas informações relevantes e fundamentais sobre os teônimos (Adonay, El, El Elohê Israel, El Olam, El Elion, El Roi, El Shaddai, Elohîm e Elôah), outras designações divinas (o poderoso de Jacó, escudo, antigo de dias, o tremor de Isaque, rocha, sagrado e ciumento), o tetragrama (YH, YHWH, YHWH Iré, YHWH Nissi, YHWH Tsevaote, YHWH Tsidqênu, YHWH Shalom e YHWH Shámma), as pronúncias (Jeová, Iahweh, Yahu e Yeho), os nomina sacra (em manuscritos do Novo Testamento grego e em ícones bizantinos) e o nome Jesus Cristo (Yehoshua, Yeshua, Yeshu, Messias/Cristo e a inscrição IesusNazarenusrexIudaeorum), entre outros assuntos correlatos. A presente obra cobre tanto temáticas relacionadas com a Bíblia Hebraica quanto com temas concernentes com o Novo Testamento grego.

A abordagem dos temas na presente obra é principalmente de caráter histórico, linguístico e filológico, mesmo que a faceta de caráter teológico também apareça em determinados pontos ao longo do livro. Na medida do possível, a obra procura ser ao mesmo tempo de utilização acadêmica e de uso geral, almejando alcançar todos os tipos de leitor, não somente aqueles que já conhecem ou que já estudam o tema.Como foi dito anteriormente, a obra foi planejada para ter amplo alcance para tanto, todas as palavras hebraicas, aramaicas, gregas, armênias e em iídiche,que são citadas ao longo do livro, são sempre transliteradas. Além disso, a obra possui muitas ilustrações (um total de 90), vários quadros explicativos (um total de 49) e um glossário com muitos verbetes (um total de 108) para que o leitor tenha acesso a um conjunto de informações útil que complementa os tópicos da obra.

A maior parte dos assuntos que estão presentes no livro é sempre abordada em dicionários e enciclopédias dedicadas à Bíblia, em que é possível encontrar verbetes, às vezes concisos ou às vezes extensos, sobre as nominações da deidade de Israel, principalmente sobre a(s) possível(is) pronúncia(s) do tetragrama. Outras temáticas, como as outras designações divinas e os nomina sacra, são raras de serem achadas nos dicionários e enciclopédias bíblicas.

Espera-se que a obra, Tetragrama, Teônimos e Nomina Sacra: Os Nomes de Deus na Bíblia, possa ser relevante e possa ser, igualmente, contribuição útil para o acervo de língua portuguesa que é dedicado à temática dos nomes sacros e títulos divinos que são registrados na Bíblia e que, de uma maneira ou de outra, sempre fascina e continuamente instiga todo leitor e estudioso de temas referentes ao universo bíblico.


O lançamento desta obra acontecerá dia 21/11/2018, às 19h30 na Universidade Metodista de São (Campus Rudge Ramos, Edifício Capa, sala 309), com debate a ser realizado pelo Profº. Dr. Élcio Mendonça (UNIMES) e Profª. Dra. Suely Xavier dos (UMESP). Participe!