Seminário ABIB SP provocou reflexões sobre pluralismo

01 de setembro de 2017

O seminário realizado no dia 28 de setembro, na sede da FATIPI, teve a principal conferência proferida pelo prof. José María Vigil, e provocou muitas reflexões em torno do tema "Hermenêutica Bíblica, Pluralismo e Novos Paradigmas". Além da presença dele, a programação contou com os professor Claudio Ribeiro (UMESP), o rabino Alexandre Leone e a prof. Haidi Jarschel, luterana, no painel "Bíblia, Pluralismo e Perspectivas". O grupo presente considerou o seminário excelente e deseja aprofundar o tema.

A provocação do prof. Vigil se deu especialmente em mostrar a necessidade de realizar a leitura bíblica a partir de novos paradigmas, que exigem respostas para temas da contemporaneidade. Os paradigmas indicados foram: (1) migrar da cosmovisão pré-moderna para a moderna; (2) o libertador, que supera a exclusividade de alguma denominação cristã, e mesmo do cristianismo, como espaço de acesso à salvação; (3) o ecológico, que aponta para uma visão mais global; (4) o antropológico, que coloca o ser humano numa nova dimensão de existência; (5) e o arqueológico-bíblico, que liberta as pesquisas arqueológicas da exigência de comprovar o texto bíblico. 

A presença do prof. Vigil foi uma parceria com o programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da UMESP, que trouxe o pesquisador para a Semana de Ciências da Religião, onde ele falou sobre o mesmo tema.

A ABIB SP é coordenada por Monika Ottermann e José Ademar Kaefer, e tem a assessoria de Paulo Proença, membro da diretoria. Além deles, diversas pessoas trabalharam para a realização do evento. Veja, no link abaixo, as fotos de autoria de Monika Ottermann, publicadas no facebook:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.435358159903938.1073741828.342690852504003&type=3


PRÓXIMO EVENTO

20
JULHO
LANÇAMENTO DO LIVRO Jesus Histórico: O caminho do amor e do cuidado
VER INFORMAÇÕES