Seminário de Atualização para Docentes de Sagrada Escritura

26 de fevereiro de 2019


Seminário de Atualização para Docentes de Sagrada Escritura

Promoção: Pontifício Instituto Bíblico de Roma (PIB) - Itália

De 21 a 25 de janeiro de 2019

Temática: «Obra Lucana: Lucas e Atos»

As conferências da parte da manhã trataram de temas mais abrangentes de Lucas e Atos dos Apóstolos. Os seminários da tarde eram mais exposições das pesquisas e teses recentes.  Os preletores  vinham da Irlanda, Estados Unidos, Espanha, Itália, Suíça e França.

Os grandes pontos de estudos e debates podem ser resumidos desta forma:

  • O  estilo narrativo e o método de exposição de Lucas em sua obra a  Teófilo, em dois volumes, com a provável intenção de demonstrar a  continuidade entre a missão de Jesus e a dos seus discípulos.
  • As  grandes figuras presentes na obra lucana são apresentadas na  perspectiva profética, à luz dos grandes personagens do AT e da cultura  greco-romana.
  • No primeiro livro está em destaque a ação de Jesus (práxis) e no segundo livro é apresentado o desenvolvimento da Palavra através dos autóptai acompanhados pelo Espírito Santo.
  • A  vocação de Paulo é apresentada à luz das manifestações divinas na  história humana inspiradas em protagonistas dos grandes feitos na  história: personagens do AT, da cultura greco-romana e da pessoa de  Jesus Cristo.
  • O protagonismo de Jesus no primeiro livro, voltado  para a compaixão e a misericórdia e o protagonismo de Pedro e Paulo no  livro dos Atos. Em ambos os livros Lucas sublinha a participação das  mulheres, dos pagãos, dos nobres e dos pobres.

Os debates colocaram em evidência outros temas importantes da obra lucana, tais como, a narratologia, a intencionalidade do autor em função dos leitores, a relação das fontes etc.

Relato do Prof. Dr. Isidoro Mazzarolo

Membro da ABIB


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver todas