Estão abertas as inscrições para mais uma turma do DABAR – Curso de Especialização em Assessoria Bíblica na Perspectiva da Leitura Popular da Bíblia. Em parceria entre o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) e o Programa de Pós-Graduação em Teologia da EST, o curso se inicia em 20 de julho de 2020.

Informações

Assessores e Assessoras:

Frei Carlos Mesters; Nancy Cardoso Pereira; Verner Hoefelmann; Lilian Conceição; Tea Frigério; Marie Krahn; Flavio Schmitt; Luiz Dietrich; Alessandro Gallazzi; Mercedes Lopes; Silvia Maria Souza; Iuri Andreas; Ildo Bohn Gass, e outros/as.

E-mails para inscrição:

dabarix@cebi.org.br

formacao@cebi.org.br

Tels.:

(51) 2111-1400 (EST)

(51) 3568-2560 (CEBI)

Sobre o Dabar

Histórico

O Curso de Especialização em Assessoria Bíblica é uma parceria realizada entre o Centro de Estudos Bíblicos e as Faculdades EST. Ao todo, já são 16 anos de curso, ministrados em oito edições. São mais de 240 pessoas formadas que puderam qualificar seu trabalho de leitura sociotransformadora da Vida e da Bíblia, além de contribuir em outras regiões do Brasil, da África, da Europa e em demais países irmãos da América Latina. Nossos alunos e alunas são diversos/as, vindos/as de todas as regiões do país, e também de outros países.

Proposta do Dabar

O CEBI promove uma formação bíblico-popular para agentes de pastoral das comunidades cristãs, para lideranças de diferentes práticas do campo religioso. Uma formação integrando saberes e tendo como eixo fundamental a Leitura Popular da Bíblia. Ao longo de sua caminhada através de seus trabalhos na área da formação de diferentes atores sociais, o CEBI percebeu a existência de um grande número de pessoas que, tendo passado pelas diversas etapas formativas, gostariam de uma proposta de aprofundamento da metodologia e da Bíblia em vista do serviço e assessoria. Num convênio com a Faculdades EST, oferecemos este curso visando aprofundar as hermenêuticas e aproximações para conhecimento da história e da literatura a iluminar e dialogar com a construção de uma análise da realidade a provocar transformação e libertação.

Objetivos

Oferecer uma formação acadêmica e popular para pessoas inseridas em suas práticas religiosas e movimentos sociais.
Capacitar metodológica e pedagogicamente pessoas que estão na caminhada da Leitura Popular da Bíblia.
Formar agentes para assessorar grupos de base, escolas bíblicas, encontros de formação e outras propostas dentro da Leitura Popular e Libertária da Bíblia.
Estimular a produção de subsídios que animem as lutas populares e que fortaleçam a espiritualidade no cuidado e na promoção da vida.
Fonte: cebi.org.br.Nos dias 15 e 26 de abril, a Regional ABIB do Nordeste realizou na Universidade Católica de Pernambuco o II Simpósio Cristianismo e Interpretações.

O congresso é uma realização do Grupo de Pesquisa e Interpretações da Unicap e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ciências da Religião e a ABIB foi parceria do evento, com o apoio do Programa de Cooperação Acadêmica Novas Fronteiras (PROCAD NF).

O Simpósio tem o objetivo de partilhar estudos sobre o cristianismo em sua pluralidade de manifestações, o encontro em forma de debates, reflexões e sessões de comunicações aconteceu no Auditório do CTCH. Os coordenadores do evento foram o Prof. Dr. Cláudio Vianney e o Prof. Dr. João Luiz Correia, ambos da Unicap.

Durante o primeiro dia de Simpósio, o convidado Prof. Dr. Isidoro Mazzarolo (PUC-Rio), que também é escritor e secretário Nacional da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Ele falou sobre o objetivo e funcionamento da ABIB e sobre o seu livro “Jesus e a Física quântica”, que propõe uma reflexão sobre os caminhos e descaminhos das religiões e os perigos que envolvem as mesmas quando se apresentam sem a espiritualidade.

Logo após Isidoro, quem assumiu o comando da mesa foi o Prof. Dr. Flavio Schmitt (Faculdade EST, RS). Flavio abordou a temática “Interpretação bíblica e Lutero”. O tema investiga questões de interpretação da Bíblia e apresenta a contribuição e critérios luteranos a esta interpretação.

Já na sexta-feira, o Simpósio iniciou-se com a sessão de comunicações, onde foram realizadas apresentações de pesquisas realizadas por pós-graduandos e pós-graduados em Ciências da Religião. No total, foram apresentadas 12 comunicações. A proposta da exposição é aproveitar as melhores pesquisas para publicação. Durante o processo, o autor entrega um texto final para o conselho editorial e aguarda a sua aprovação.

No segundo momento, foi composta mais uma mesa de debates, onde estavam presentes o Prof. Dr. Valmor da Silva (PUC-Goiás / Presidente da SOTER – Sociedade de Teologia e Ciências da Religião) e o Prof. Dr. Pedro Lima Vasconcelos (UFAL, Alagoas). Valmor iniciou as discussões abordando o tema “O gosto de Jesus pelos provérbios”, onde analisa diversos aspectos do uso de provérbios atribuídos a Jesus, segundo os Evangelhos e distingue a identificação de Jesus como “filho da sabedoria” da de sábio popular, contador de parábolas, ditos e provérbios.

Dando continuidade às discussões e finalizando o evento, o Prof. Dr. Pedro Lima abordou o tema “E Lucas chegou à Arábia: releituras corânicas de narrativas cristãs sobre os nascimentos de João e de Jesus”. O tema levantou algumas questões para debate, relativas às trajetórias pouco conhecidas do cristianismo dos primeiros séculos e as matizes de origem judaica e cristã no surgimento do Islamismo e à elaboração do Corão.

Fonte: Boletim Unicap (texto adaptado)