O II Congresso aconteceu entre os dias 04 e 06 de setembro de 2006 pela segunda vez no escopo da programação da VII Semana de Estudos da Religião promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da então Universidade Católica de Goiás (atual PUC-GO). O evento reuniu mais de 250 pesquisadores de diversas partes do país e teve como tema Libertação e liberdade: novos olhares.
Neste congresso começou-se a tradição de incluir na programação uma conferência especial com biblista destacado pelo conjunto de sua obra a fim de celebrar sua vida. Nesta edição de celebração foi homenageado o D. Dr. Milton Schwantes, que foi um dos idealizadores da formação da ABIB.
As seguintes conferências foram plenárias durante o II Congresso:
Valmor da Silva (UCG) – Leituras do Êxodo na América Latina;
Francisco Orofino (ITPVI) – As releituras do Êxodo na Bíblia;
Norman K. Gottwald (Universidade de Berkeley) – Revisitando as tribos de Yahweh;
Tania Mara Vieira Sampaio – Dança do Êxodo e da capoeira: jogos de vida e libertação;
Jacil Rodrigues de Brito – Êxodo para um encontro: uma interpretação segundo os escritores bíblicos e os sábios judeus fariseus;
Milton Schwantes – êxodo, libertação e liberdade – uma avaliação.
A comissão eleita em 2004 para iniciar os procedimentos jurídicos de regulamentação da ABIB, agregou outros três associados para formação da primeira diretoria estatutária: Presidente – Valmor da Silva, Vice-presidente – Nancy Cardoso Pereira, 1ª Secretária – Monika Ottermann, 2º Secretário – Osvaldo Luiz Ribeiro, 1º Tesoureiro – Haroldo Reimer, 2º Tesoureiro – Jacir de Freitas Faria, Vogal – Marcos Paulo Monteiro da Cruz Bailão. Na ocasião se dizia: “Como o menininho do Apocalipse 12, nosso bichinho recém-nascido está enfrentando o dragão: aquele da burocracia (…) Ainda não tem “carteira” nem conta, mas já tem endereço certo, gente agregada e uma primeira assembleia marcada…”
A ABIB iniciou oficialmente seus trabalhos a partir da I Assembleia Geral ocorrida durante o Congresso de 2006 homologando o estatuto. Os objetivos da ABIB ficaram assim definidos:
Incentivar e apoiar trabalhos no campo da pesquisa bíblica e áreas afins;
Contribuir para a publicação e divulgação dos resultados de pesquisa bíblica;
Facilitar a comunicação, o debate e a cooperação entre os associados e entre a Associação e instituições afins, através de encontros nacionais e regionais;
Defender a liberdade de pesquisa e o pluralismo e promover a solidariedade entre os associados.
O produto literário deste congresso foi o livro: Libertação, liberdade; novos olhares. Contribuições ao II Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica, também editado em parceria com a Editora da UCG, Editora OIKOS e ABIB no ano de 2008 e organizada por Haroldo Reimer e Valmor da Silva.
Veja aqui as fotos Congresso 2006 da ABIB.
Todas as fotos são de Xavier Cutajar e Lília Marianno