IX Congresso Internacional de Pesquisa Bíblica
O IX Congresso Internacional de Pesquisa Bíblica promovido pela ABIB aconteceu nos dias 23 a 26 de agosto de 2022, no ITESP (Instituto São Paulo de Estudos Superiores), localizado no bairro do Ipiranga, São Paulo, Capital, com o tema História de Israel: arqueologia e Bíblia.
Na apresentação do livro do congresso está registrado assim:
“Ao longo das últimas décadas, tem-se tornado cada vez mais evidente que a arqueologia amplia fundamentalmente nossa compreensão do texto bíblico. Isso acontece à medida que ela permite reconstruir traços de momentos específicos de grupos humanos antigos por meio da análise de seus vestígios materiais. Isso amplia significativamente nossos conhecimentos geográficos, antropológicos e linguísticos ligados a Israel e seu entorno, entre tantas outras áreas beneficiadas por essa ciência (…). Os manuais clássicos de história de Israel em geral seguem metodologicamente a história política, retratando o povo à luz das grandes instituições, fatos e datas marcantes da antiguidade israelita, como crônica dos acontecimentos (…). Os estudos historiográficos ligados ao mundo bíblico ajudam cada vez mais a esclarecer a relação que existe entre a história acontecida e a história narrada e fundamentam os estudos exegéticos e teológicos”
Os assessores internacionais convidados conferenciaram sobre os seguintes temas:
Peter Dubovský (Pontifício Instituto Bíblico de Roma, Itália):
– Israel e Assíria
Norma Franklin (Universidade de Haifa, Israel)
– A ascensão do Reino do Norte de Israel no século IX AEC
– O Reino do Norte de Israel no século VIII AEC
A diretoria eleita para o biênio 2023 – 2024 teve a seguinte composição:
Presidente – Cássio Murilo Dias da Silva,
Vice-Presidente – Antonio Carlos Frizzo,
1º Secretário – Antonio César Seganfredo,
2º Secretário – Julio César Ribeiro,
1º Tesoureiro – Cláudio Márcio Pinheiro Martins,
2ª. Tesoureira – Érica Daiane Mauri,
Vogal – Lília Dias Marianno.
A obra com as grandes conferências e mesas temáticas foi publicada com o mesmo título do congresso História de Israel: arqueologia e Bíblia. Foi organizada por Fabrizio Zandonadi Catenassi e Lília Dias Marianno, e publicada pelas Edições Paulinas em 2022, por ocasião do mesmo congresso.
Informes sobre o cartaz oficial do IX Congresso da ABIB
A História de Israel ganhou novas possibilidades, a partir da maior integração da Exegese Bíblica aos elementos da cultura material e visual de Israel e Palestina. O cartaz apresenta essas novas possibilidades. Seu fundo escuro remete a esse mundo ainda fugidio do Antigo Israel, enquanto os nove artefatos apresentados representam diversas novas possibilidades que se abrem: escaravelhos, representando o potencial da integração da Exegese aos estudos da Cultura Visual Religiosa; óstracos, que apresentam o potencial da integração com estudos de Epigrafia e Paleografia; e um modelo de templo, que apresenta o potencial do estudo da Arqueologia, de forma geral, e Iconografia.
Do lado esquerdo estão dispostos verticalmente cinco escaravelhos, isto é, selos e/ou amuletos cujo corpo remete à figura de um besouro e a outra face carregava inscrições. Estes objetos são um dos mais importantes elementos para a reconstrução da iconografia e religiosidade de Canaã e Israel. No centro, acima, há um óstraco encontrado em Tell es-Safi, a bíblica Gate, cuja inscrição traz dois nomes consecutivos: ’lwt/wlt. Estes nomes, provavelmente filisteus, são etimologicamente aproximados ao nome bíblico Golias. Abaixo, ao centro, há um cubo de cerâmica com uma das partes frontais aberta e decorada, com detalhes de pernas de pássaros e pequenas cabeças de leões. Este “modelo de templo”, como se convencionou chamar, foi encontrado no sítio de Khirbet Qeiyafa, importante sítio para a reconstrução histórica do séc. 10 aEC e foi, provavelmente, dedicado a uma deusa. No lado direito, há duas cerâmicas inscritas, óstracos, encontrados na cidade de Tel Arad, no deserto da Judéia.
Dr. Silas Klein Cardoso, pesquisador assistente (pós-doutorado) na Universität Bern (Suíça).
Atua no projeto “Stamp Seals from the Southern Levant”,
ligado às universidades de Berna, Tel Aviv e Zurique
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira (23/08)
14:00 Credenciamento
17:00 Assembleia ordinária da Abib (1ª parte)
19:00 Abertura e momento cultural
20:00 Conferência: “Estado da Arte: arqueologia bíblica” (José Ademar Kaefer)
Quarta-feira (24/08)
08:00 Grupos de Trabalho (GTs)
09:00 Plenária: “A construção do Primeiro Templo” (Peter Dubovský)
11:00 Mesa temática: Antigo Israel
14:00 Mesa temática: Períodos assírio e babilônico
16:00 Grupos de Trabalho (GTs)
19:00 Plenária: “Consolidação do Reino do Norte: Omri e Acab” (Norma Franklin)
20:00 Lançamento de livros e coquetel
Quinta-feira (25/08)
08:00 Grupos de trabalho (GTs)
09:00 Plenária: “A reforma de Ezequias” (Peter Dubovský)
11:00 Mesa temática: Períodos persa e grego
14:00 Minicursos
16:00 Minicursos
17:00 Minicursos
19:00 Assembleia ordinária da Abib (2ª parte)
Sexta-feira (26/08)
08:00 Grupos de Trabalho (GTs)
09:00 Plenária: “Desaparecimento do Reino do Norte a partir de escavações em Megido e Jezreel” (Norma Franklin)
11:00 Mesa temática: Segundo Templo e cristianismo das origens
12:30 Assembleia ordinária da Abib (parte final)
CONFERENCISTAS

Norma Franklin
Arqueóloga, ligada à Universidade de Haifa. PhD em Arqueologia do Antigo Oriente Próximo pela Universidade de Tel Aviv, estudando a formação do estado no Reino do Norte. Desde 2011, é co-diretora da Jezreel Expedition, organizando a equipe que pesquisa, investiga e escava a região. Foi coordenadora da The Megiddo Expedition.

Peter Dubovský
Teólogo ligado ao Pontifício Instituto Bíblico de Roma, Doutor em Bíblia Hebraica pela Harvard Divinity School (Cambridge). Tem especializações em Estudos Bíblicos, Arqueologia e Geografia de Israel e Hebraico Bíblico. Trabalha com o ensino e pesquisa em leituras rabínicas, patrísticas e cristãs da Bíblia; textos e inscrições extra-bíblicos; história da Síria-Palestina; exegese de 1-2Rs.