São Paulo, 13 de agosto de 2021.

Querida associada, querido associado da ABIB

Ref. Informes sobre nossa Associação.
Optamos por escrever esta carta, no desejo de evitar acúmulos de informações e deixar você bem-informado, diante dos trabalhos e projetos da ABIB. Veja-os:

1. Exigências cartoriais: A ABIB está com registro regularizado na comarca da Capital, São Paulo, junto ao VIII Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Capital. Praticamente, após três anos, resolvemos todas as pendências cartoriais. Para isso, foi necessário: a) primeiro, regularizar a documentação da ABIB, na comarca do Rio de Janeiro; b) Apresentar toda a documentação do RJ, no VIII Cartório, em São Paulo, uma vez que nossa sede está na cidade de São Paulo. Nesse trâmite, fomos obrigados a realizar duas Assembleias: uma para cumprir a exigência estatutária aprovando nossa presidência para o biênio de 2020 a 2022. Outra, a segunda, foi realizada para aprovar o nosso novo Estatuto, seguindo a exigência, já, do VIII Cartório. Feito todo esse trabalho, bastou acompanhar – e não foram poucas as idas e vindas – a aprovação do escrevente. Toda essa documentação está em posse da presidência, digitalizada e com QR code e, caso deseje ler ou se informar sobre algo, basta nos solicitar que enviaremos os documentos.

2. I Simpósio: nos próximos dias 24 e 25, acontece nosso I Simpósio da ABIB: história, arqueologia e bíblia. Os colegas Rogério L. de Moura e Cecília Toseli, ambos da Universidade Metodista, expõem suas teses, na manhã do dia 24. Já, no dia 25, será a vez do Prof. Israel Finkelstein lançar, ao público brasileiro, seu novo livro: Realidades hasmoneias subjacentes aos livros de Esdras, Neemias e Crônicas, edição Paulinas, formato e-book, já disponível em várias plataformas.

3. Assessoria de imprensa: Crescem os pedidos para que nas redes sociais da ABIB sejam divulgados encontros, cursos, livros e atividades na esfera no universo bíblico. Diante de tal necessidade, optamos por contratar uma profissional que possa aprimorar e qualificar o caráter institucional nas comunicações da ABIB – no site, no facebook e no instagram. Desde agosto, presta assessoria a Adriane da Rosa, estudante de comunicação na PUC-Curitiba. Por esse motivo, solicitamos que todas as comunicações e informes sejam encaminhados ao seguinte endereço institucional: comunicacao@abib.org.br. Adriane receberá e dará encaminhamento as solicitações. Claro que as comunicações passarão por um certo “crivo”, no desejo de qualificar nossas informações. Em tempos tão difíceis que atravessamos vale o ditado popular: todo cuidado é pouco.

4. Revista RIBLA e Estudos Bíblicos. A RIBLA, nas edições em português e espanhol, já se encontra disponível em nosso site. A mais recente novidade recai sobre a revista Estudos Bíblicos. Após uma série de reuniões entre a editora VOZES e ABIB, firmamos um contrato com a finalidade da Estudos Bíblicos ser divulgada no site da ABIB. Para que isso seja possível, uma equipe de biblistas é responsável pela edição da revista e um grupo de pareceristas será formado no desejo de seguir com o mesmo caráter científico e pastoral que marca a Estudos Bíblicos, desde sua criação, em 1986. Todos os números da revista já foram digitalizados e, a partir de setembro, estarão disponíveis aos estudantes, professores e agentes de pastorais no site da ABIB.

5. Lives. A realização das lives foi uma iniciativa que responde à necessidade de divulgar as diferentes iniciativas dos nossos associados e associadas. O docente interessado em realizar uma live, basta entrar em contato com a presidência. A agenda para 2022 está aberta.

6. Bíblia e corrupção. Os biblistas do Nordeste, muitos filiados na ABIB, lançaram o livro Bíblia e Corrupção, editora EDUPE, no formato e-book. Agora, uma edição impressa será lançada pela editora RECRIAR, sob a observação da Universidade de Pernambuco e apoio da ABIB. O preço por exemplar é de 40,00 R$ – já incluído a despesa postal. As pessoas ou grupos interessados poderão solicitar os livros na própria editora: www.editorarecriar.com.

7. Associação Argentina e ABIB. Foi frutuoso nossa conversa com o presidente da Associação Bíblica Argentina, Dr. Jorge Blunda. Projetos na divulgação da Revista Bíblica, parcerias na organização de simpósios e congressos, lives e encontros temáticos sobre arqueologia, história, exegese e teologia devem compor os projetos das associações nos próximos anos. O linke da Revista Bíblica estará disponível no site da ABIB.

Bem, companheira e companheiro, cremos ser esses os informes mais importantes. Certos de seguir contando com sua colaboração, seguem nossos agradecimentos e todo nosso apreço. Cuide-se.
שלום

Carta da Presidência da ABIB – agosto de 2021